Quando a Comunicação de Marca é utilizada eficazmente torna-se uma ferramenta de gestão estratégica. E é cada vez mais necessária para alcançar os resultados projetados delas organizações.
Um projeto de comunicação de marca de sucesso define o quando, onde e como a mensagem chega ao destino pretendido. Acima de tudo, é importante que o destinatário receba e interprete a mensagem corretamente.
A definição do objetivo do projeto depende muitas vezes da fase de evolução das empresas. Uma marca nova tenta dar-se a conhecer a um público cada vez maior. Organizações já mais estabelecidas apostam, por norma, numa comunicação de marca que transmita continuidade e confiança. Por vezes a comunicação é reativa, adaptando-se a acontecimentos recentes que afetem a marca positiva ou negativamente. Neste último exemplo, os meios digitais revolucionaram a importância deste tipo de comunicação de marca. Aumentar a credibilidade, melhorar a imagem, divulgar novos produtos ou serviços pode ser feito quase em tempo real e sem barreiras geográficas.
Meios tradicionais como anúncios de televisão, rádio, merchandising, flyers publicitários, e anúncios impressos não chegam. É através de plataformas de marketing digital, websites, Lojas Online e redes sociais que a comunicação de marca mais tem evoluído e difundido.
Ferramentas Digitais de Comunicação
Não se trata apenas de colocar o mesmo conteúdo e adaptá-lo a meios digitais para aumentar o alcance das marcas. Também as estratégias de comunicação mudaram com a introdução das novas ferramentas digitais.
As divulgações por newsletters e anúncios adsense são cada vez mais comuns como forma de chegar ao público-alvo. Não só porque permitem chegar a uma audiência maior mas também porque permitem medir o sucesso das estratégias de comunicação de marca.
Ferramentas de métrica e acompanhamento de perfil de cliente/visitante também introduziram novas vantagens para estratégias de comunicação. Como exemplo, podemos verificar que após visitar um site de calçado, os restantes sites e plataformas online ficam estão populados por publicidade relativa aos produtos vistos anteriormente.
A utilização de chamadas telefónicas profissionais continuam a ser um dos veículos para chegar ao mercado num formato segmentado e junto do público pretendido. Com esta solução, as empresas estão a dar uma oportunidade aos clientes de conhecer e experimentar o produto ou serviço comunicado.
A importância da comunicação
Relativamente à importância da comunicação, se a mesma for bem estruturada e apresentada com uma postura e um ar inspirador, pode ser interpretada com a segurança necessária para a sua imediata contratação, seja em termos pessoais ou mesmo em divulgação de serviços profissionais.
Atualmente a aposta na comunicação de marca online através das redes sociais, websites e lojas online, está a ser mais forte nestes tempos de pandemia.
O veículo de comunicação online, tornou-se no fator crítico de sucesso empresarial para o aumento das vendas e produtividade das empresas.
A Ecobite é uma empresa especialista em criar e implementar projetos de comunicação de marca empresarial e é o parceiro ideal para a sua organização.