As ameaças à Segurança Online e à privacidade dos nossos dados estão em constante evolução. É preciso que a tecnologia acompanhe estes perigos e que nós, enquanto consumidores dos meios digitais, adotemos novos hábitos e tiremos partido de todas as ferramentas ao nosso dispor.
Por norma, há uma tendência para ter um cuidado extra quando lidamos com a Segurança Online num contexto profissional. A principal razão deste comportamento é relativamente unânime: ao lidar com dados de clientes, colaboradores e colegas sentimos uma responsabilidade acrescida. Já no campo pessoal, os cuidados com a segurança recaem maioritariamente na utilização de serviços bancários e lojas online.
A responsabilidade pessoal deve guiar o comportamento relativo à segurança online. A exposição de um elemento ao ataque pode comprometer a segurança de todos os outros elementos que fazem parte da sua rede de contacto. O que podemos fazer para ajudar a garantir uma presença online mais segura?
Principais Ferramentas e Hábitos de Segurança
Antivírus atualizado
É a primeira barreira de segurança online. Vírus, malware, ransomware e outros códigos maliciosos podem destruir ou roubar informação sensível, ou até mesmo tornar o hardware inutilizável. É importante ter esta proteção sempre atualizada com as defesas para as ameaças mais recentes.
Atualizações de Segurança
As atualizações de aplicações permitem corrigir vulnerabilidades de sistema que hackers tentam descobrir e explorar constantemente.
Autenticação de 2 Fatores
O crescimento da utilização de múltiplos dispositivos móveis trouxe uma nova ferramenta de segurança. Ao acrescentar um segundo passo de autenticação, criou-se um novo nível de segurança online mais difícil de contornar se o hacker não tiver acesso físico a ambos os dispositivos necessários para acesso a contas sensíveis.
Dispositivos Verificados
Através de IDs de dispositivos e dos dados de localização é possível ter um controlo em tempo real sobre os acessos.
Passwords
Segundo estatísticas recentes, 81% das pessoas não atualizam as suas passwords de forma regular. Isto, combinado com a utilização de passwords pouco seguras e o facto de ainda ser o método mais comum de autenticação, tornam as passwords um dos grandes riscos de segurança online. Algumas das recomendações dos especialistas de segurança passam por não repetir passwords, utilizar mais do que 12 caracteres com símbolos, números, maiúsculas e minúsculas e evitar utilizar termos legíveis. Há também quem recomende serviços de password manager que para além de criarem e memorizarem passwords extremamente complexas também as encriptam para o caso de a informação ser hackeada.
VPN
Não serve apenas para contornar limitações geográficas de conteúdo online. Tem um papel importante na segurança online ao oferecer maior controlo sobre o tráfego às organizações que oferecem serviços cloud based. A um nível mais pessoal, o uso de VPN torna-se quase obrigatório quando nos ligamos a redes WiFi públicas.
SSL
Sites sem protocolo de segurança são sempre de evitar. Especialmente quando se tratam de sites que pedem o uso de informações pessoais e financeiras.
Links Suspeitos
Nem todos os links prejudiciais são fáceis de identificar. Há páginas falsas cada vez mais semelhantes às reais utilizadas para ataques de phishing. Na dúvida, inspecione os conteúdos da página antes de oferecer qualquer tipo de informação sensível.
Cache dos Browsers
Não devemos subestimar a informação armazenada na cache. Cookies, pesquisas guardadas e dados de sessão não desaparecem apenas com o limpar do histórico.
Múltiplos Emails
Se não confia 100% no serviço de um novo site, teste-o. A utilização de múltiplos emails pode requerer algum trabalho, mas é útil na prevenção de phishing.
Vantagens e Desvantagens de Biometria para autenticação
Tem crescido em número os métodos de autenticação através de dados de biometria como reconhecimento facial e leitura de impressões digitais. Podemos apontar vários benefícios a estas ferramentas. O primeiro é a conveniência e simplicidade para o utilizador. Não é necessário lembrar nenhuma frase complexa ou andar com uma chave física para todo o lado, sujeitando-nos até a perdê-la. Outro é a dificuldade de falsificação de dados de acesso, por serem únicos a cada indivíduo.
Esta solução também tem os seus defeitos. Atualmente ainda não é possível garantir que a tecnologia seja 100% fiável como garante de segurança online. São conhecidos vários casos em que foi demasiado fácil contornar sistemas de bloqueio através de reconhecimento facial com uma simples fotografia. Até a tecnologia ser mais refinada, não será possível uma implementação em massa no futuro próximo. O outro grande senão destas formas de autenticação é a perda de privacidade que incorre na falta de anonimidade no acto da autenticação. Podemos gerar novos emails e passwords, mas a nossa impressão digital é única.
Aplicação Stayaway Covid
Têm-se falado muito desta aplicação e sobre o quão segura é com os dados do utilizador. É raro a segurança online ser alvo de um debate público tão alargado. Isto permitiu verificar que há uma grande falta de informação sobre o tema entre a população. Os receios sobre os dados pessoais cedidos à app e a sua vulnerabilidade são largamente infundados. Isto acaba por ser fruto de um dos defeitos da app: falta de comunicação clara e educação sobre a plataforma. Para muitos, as funcionalidades da app não são claras e os relatos de erros por parte dos utilizadores (não se assinalarem como infetados) vieram tirar ainda mais credibilidade à aplicação. Na verdade, a Stayaway Covid falha mais por erro humano do que o código ou equipamento utilizados. No entanto, para aqueles que a utilizam, o sistema só pode trazer benefícios se conjugado com as restantes normas de segurança:
distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e evitar ajuntamentos.
Garanta a segurança da sua rede informática. A Ecobite está preparada para arquitetar, construir e gerir a sua rede empresarial. Ligamos os seus funcionários às aplicações, dados e serviços que precisam para impulsionar o seu negócio.
Peça já um orçamento sem compromisso