➡️ Manutenção e Modernização das Infraestruturas Tecnológicas Skip to main content

Dispor de sistemas tecnológicos a funcionar corretamente e com alta execução é fundamental para lidar com o mercado competitivo atual. A infraestrutura de TI de uma empresa tornou-se uma questão de prioridade à medida que a tecnologia passou a ser fundamental para o desenvolvimento de diversos processos corporativos, inclusive para as tomadas de decisões estratégicas de negócios.
Devido a isso, a capacidade da infraestrutura de TI passou a ter enorme influência nos resultados corporativos, exigindo que as empresas invistam cada vez mais na modernização dos seus ambientes tecnológicos.
Consequentemente, as infraestruturas tecnológicas passaram a ter uma enorme importância nos resultados empresariais, exigindo assim que as corporações invistam cada vez mais na modernização dos seus ambientes tecnológicos.

Como modernizar a infraestrutura de TI?

Analisar a atual infraestrutura tecnológica

Nesta primeira etapa é necessário fazer um mapeamento geral da infraestrutura, documentar os ativos existentes, a complexidade e variedade dos sistemas e os dispositivos utilizados.

Otimizar o espaço físico e lógico

Para aumentar a eficiência da infraestrutura, otimizar o trabalho dos colaboradores e economizar recursos, é necessário que a empresa reavalie como os seus espaços físicos e lógicos estão a ser utilizados.
Escritórios com postos de trabalho bem posicionadas, organizadas seguindo a preocupação com a ergonomia, circulação e colaboração entre profissionais, tende a aumentar a produtividade da equipa ao mesmo tempo em que racionaliza o uso de ativos.

Adoção da automação na infraestrutura

As empresas contam cada vez com mais ativos tecnológicos e dispositivos móveis conectados aos sistemas corporativos, o que dificulta o processo de gestão da infraestrutura. Um passo fundamental para a modernização é integrar todos os serviços, soluções e dispositivos utilizados num único ambiente automatizado (software AIBIZcore).

Segurança

Um elemento fundamental desde o início é que a infraestrutura de TI atenda às exigências quanto à segurança da informação. Os sistemas e tecnologias usadas devem ter meios de proteção específicos, isso vai garantir que nenhum componente da rede fique vulnerável a malwares, ataques ou divulgação de dados.

IaaS

Infraestrutura como Serviço – são serviços online que fornecem APIs de alto nível usadas para desreferenciar vários detalhes de baixo nível da infraestrutura de rede subjacente, como recursos de computação física, localização, particionamento de dados, dimensionamento, segurança, backup, etc. Os provedores de nuvem IaaS, fornecem esses recursos a partir dos seus grandes conjuntos de equipamentos instalados nos data centres. Para conectividade em área ampla, os clientes podem usar a Internet ou nuvens da operadora (redes privadas virtuais dedicadas).

Benefícios

Reduz os custos a longo prazo

O custo de manter uma infraestrutura tecnológica que já não está atualizada significa ter uma equipa dedicada à correção de erros e a pequenas intervenções de atualização. Ao atualizar a sua infraestrutura tecnológica, poupa tempo e a equipa de tecnologia fica mais disponível para ajudá-lo a inovar e fazer crescer o seu negócio.

Permite estar um passo à frente dos seus concorrentes

Utilizar um sistema informático atualizado pode significar usar métodos e processos mais inovadores, aumentar a produtividade da sua equipa e manter-se à frente da concorrência.

Oferece mais mobilidade

As novas infraestruturas tecnológicas contemplam a utilização das aplicações em dispositivos móveis. A forma como trabalhamos mudou, sendo essencial disponibilizar informação em qualquer local e a qualquer hora, algo que é quase impossível com os sistemas mais antigos.

Uma infraestrutura tecnológica atualizada é fundamental para gerir um negócio de forma eficiente, permitindo o seu crescimento e aumentar a produtividade dos colaboradores. Ainda que à primeira vista, possa ser um projeto dispendioso, a verdade é que se a atualização for bem pensada e estruturada, os benefícios serão elevados.

Reduz as preocupações de compatibilidades com sistemas futuros

As infraestruturas tecnológicas com muitos anos apresentam um problema: a compatibilidade com os sistemas mais recentes. Além disso, há um momento em que é muito difícil manter os sistemas antigos, porque é complicado fazer a sua manutenção e as soluções do mercado já estão muito evoluídas ou existe uma impossibilidade de novas atualizações.

Qual o momento adequado para fazer as manutenções e modernizações

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção de uma falha ou quebra no equipamento, além de diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos. Logo, ela é uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma falha.

Manutenção Curativa/Corretiva

A manutenção corretiva acontece quando o equipamento já está com alguma peça irregular, apresentando mau funcionamento, e ela precisa ser substituída.
Essa manutenção pode ser necessária em duas situações: quando surge uma falha inesperada, ou então quando é detetada alguma falha que possa levar a algum problema maior futuramente.

As melhores alturas para uma manutenção ou modernização com maior eficiência tem lugar nas épocas com menos movimento das empresas, tais como, férias, feriados e pontes com o devido cálculo de tempo da implementação planeada.

A Ecobite pode ajudar a sua organização na Modernização das Infraestruturas Tecnológicas para que esteja sempre um passo à frente dos desafios.

Contacte-nos

Suporte Técnico

support@ecobite.pt
Suporte Remoto: Windows | macOS

    Peça orçamento ou agende uma reunião sem compromisso

    Este site está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google aplicam-se.

      Peça orçamento ou agende uma reunião sem compromisso

      Este site está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google aplicam-se.