Os novos hábitos de consumo nas lojas online tornaram-se ainda mais relevantes numa altura em que as deslocações a lojas físicas foram limitadas devido à pandemia mundial.
Para alguns tornou-se mesmo uma necessidade se a deslocação à loja física fica fora de questão.
Vários negócios passaram a ter serviços de entrega com base online, como restaurantes, farmácias e mercearias. Tudo feito em tempo-relâmpago para garantir a continuidade de negócio.
Para aqueles que fizeram recentemente a sua primeira compra em lojas online, as principais considerações a ter no processo não diferem muito das dos compradores mais experientes. Alguns dos fatores-chave no processo de decisão de compra em lojas Online:
1. Reputação
Os negócios com uma loja física conhecida normalmente têm primazia na preferência dos compradores. É importante que o cliente tenha essa confiança com a marca e que veja que a informação no site está constantemente atualizada (quer os produtos, quer os contactos).
2. Feedback de outros clientes
Para as lojas online menos conhecidas, ou sem loja física, é importante transmitir ao comprador a ideia de confiança no processo de compra. Avaliações de clientes, presença no Google My Business e atividade frequente nas redes sociais faz muita diferença.
3. Métodos de Pagamento e Envio
Talvez um dos fatores mais importantes. Para aqueles que resistiram muito tempo às lojas online e novos hábitos de consumo, confiar que o pagamento era seguro e o produto era entregue sem problemas foi a maior barreira. É um aspeto muitas vezes (erradamente) negligenciado pelas lojas online. Ter os termos de serviço em linguagem simples, as condições de envio claras e métodos de pagamento com reputação e seguros é vital para o negócio online. O pagamento no ato da entrega continua ser o preferido entre os compradores, mas opções como o PayPal já oferecem segurança em caso de problemas com a encomenda. O tracking de encomenda é também, para muitos, indispensável.
4. Design das lojas online
A simplicidade é chave quando um cliente navega no website da loja. É importante que tenha métodos de pesquisa fácil e não haja excesso de informação no ecrã que confunda e afugente os visitantes. Esta é uma das razões pelas quais o formato mobile é cada vez mais o preferido entre os consumidores (inclusive para o pagamento).
O que mudou nos hábitos de consumo:
1. Volume de compras
Devido ao maior volume de compras total durante a pandemia, os serviços de entrega ficaram sobrecarregados. Os produtos de mercearia passaram a ser comprados a pensar num prazo maior.
2. Tipo de Produtos
Os produtos de tecnologia e gadgets são os preferidos entre os compradores nas lojas online. Com a pandemia acresceu o número de encomendas para soluções tecnológicas para teletrabalho. Já o sector dos hipermercados sofreu um aumento brutal que terá criado uma fidelização que veio para ficar. Muitos consumidores preferem a comodidade de ter produtos entregues em casa, poupando assim no tempo de deslocação, nas filas de espera e no combustível.
3. Compras de impulso
Como as deslocações a lojas físicas foram drasticamente reduzidas, a maneira como as marcas comunicam passou a ter efeitos diferentes. Muitos reportam que a sua lista de
compras passa a ter menos produtos desnecessários quando feita do conforto do lar. É mais fácil controlar compras por impulso quando não se faz compras de estômago vazio ou há crianças a pressionar para comprar um doce ou brinquedo. É também mais fácil ponderar a melhor compra quando não há fadiga ou pressa de se antecipar ao trânsito.
Por outro lado, devido ao mobile, as lojas online são como uma loja sempre aberta que cabe num bolso. Com uma comunicação eficiente, variedade e total disponibilidade de produtos, as marcas podem criar facilmente outros estímulos a compras de impulso.
4. Fidelização
As vendas online permitiram às marcas criar uma ligação ainda mais próxima com os clientes. É mais fácil aos consumidores acederem a descontos e promoções
personalizadas baseadas no seu historial de compras. O e-commerce permite até que os clientes se tornem promotores da marca. Os vídeos de unboxing, campanhas de redes
sociais tem tido um impacto inegável no sector de vendas e tudo indica que a mudança veio para ficar.
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