Importância do marketing digital para as empresas - Ecobite Skip to main content

O Marketing Digital, em todos os aspetos, deve ser uma parte fundamental de qualquer abordagem empresarial moderna.

No entanto, dificilmente será eficaz se não estiver ciente das várias maneiras como o marketing digital pode beneficiar a sua empresa, como os consumidores atuais confiam nas redes e social media, o SEO e outras ferramentas influenciam as descobertas de produtos e decisões de compra.

É o objectivo deste texto realçar dados-chave que ilustram a importância da utilização de elementos de marketing digital nas suas promoções.

O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrónico ou a internet. As empresas alavancam canais de negócios, como mecanismos de pesquisa, social media, e-mail e sites para se conectarem a clientes atuais e potenciais.

– Mais de 51% dos utilizadores de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto enquanto pesquisavam no seu smartphone;
– 90% dos pesquisadores não decidiram ainda sobre uma marca antes de iniciar a pesquisa;

Diferentes ramos do Marketing Digital

SEO

Search Engine Optimization é uma disciplina de marketing focada na visibilidade crescente em resultados de mecanismos de busca orgânicos (não pagos). O SEO abrange os elementos técnicos e criativos necessários para melhorar os rankings, direcionar o tráfego e aumentar o reconhecimento nos mecanismos de pesquisa.

Há muitos aspectos para SEO, desde as palavras na sua página até à maneira como outros sites se ligam a si na web. Às vezes, SEO é apenas uma questão de garantir que o site seja estruturado de forma que os mecanismos de pesquisa o entendam. SEO não é apenas criar sites amigáveis ​​para mecanismos de pesquisa. É sobre tornar o seu site melhor para as pessoas também.

– O Google é responsável por 94% do total do tráfego orgânico;
– 70-80% dos utilizadores de mecanismos de pesquisa apenas se focam nos resultados orgânicos;
– 30% das pesquisas em dispositivos móveis estão relacionadas à localização;
– 28% das pesquisas por algo próximo resultaram em compra do produto ou serviço;

PPC

PPC (pay-per-click) significa pagar pelo clique. É um modelo de marketing digital na internet no qual os anunciantes pagam uma taxa de cada vez que alguém clica num dos seus anúncios. Principalmente, é uma forma de comprar visitas ao seu site, em vez de tentar “ganhar” essas visitas organicamente. A publicidade nos motores de busca é uma das formas mais populares de PPC. Ele permite que os anunciantes façam paguem para veicular anúncios nos links patrocinados de um mecanismo de pesquisa quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada a oferta da sua empresa.

– 64,6% das pessoas clicam nos anúncios do Google quando querem comprar um item on-line;

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e, em última análise, para impulsionar a ação do cliente de forma a gerar lucro. Em vez de lançar os seus produtos ou serviços, estará a fornecer conteúdo genuinamente relevante e útil aos seus atuais e potenciais clientes para ajudá-los a resolver seus problemas.

– 55% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo do blog é sua principal prioridade de inbound marketing;
– O marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga;

Social Media

Social media (medias sociais) são ferramentas de comunicação baseadas na web que permitem que as pessoas interajam entre si compartilhando e consumindo informações. Esta é uma definição ampla, mas social media é um termo abrangente. Dificilmente podemos especificar mais o termo sem excluir alguma subcategoria mais pertinente.

– 79% das pessoas online usam o Facebook, 76% dos adultos usam-no diariamente;
– A partir de janeiro de 2018, a faixa etária com a maioria dos utilizadores do Instagram no mundo é a de 18 a 24 anos, seguida da de 25 a 34 anos de idade;
– CEOs no LinkedIn têm uma média de 930 conexões;
– 40% dos membros do LinkedIn visitam a rede social profissional todos os dias;

Vídeo Marketing

O vídeo marketing é uma estratégia de marketing digital virada para o futuro que integra o vídeo nas suas campanhas de marketing. O Marketing de Vídeo pode ser usado para tudo, desde construir relacionamentos com clientes, até promover a sua marca, serviços ou produtos. Além disso, o marketing de vídeo pode servir como um meio para apresentar instruções, tutoriais, promover avaliações de clientes, transmitir eventos ao vivo e fornecer conteúdo de entretenimento viral.

– Vídeos de produtos podem aumentar as compras em 144%
– 53% dos utilizadores de smartphones olham mais favoravelmente ​​para empresas cujos sites ou aplicativos para dispositivos móveis fornecem conteúdo de vídeo instrucional;
– Quase 50% dos utilizadores da Internet procuram vídeos relacionados a um produto ou serviço antes de visitar uma loja;
– Vídeo gera um aumento de 157% no tráfego orgânico de SERPs (página de resultados de motores de busca)

Email Marketing

Email marketing é uma estratégia de marketing digital altamente eficaz que consiste em enviar emails para clientes actuais e potenciais de forma planeada. Emails de marketing eficazes convertem possíveis interessados em clientes e transformam os compradores ocasionais em fãs fiéis e entusiasmados.

– ¾ das empresas concordam que o email oferece um ROI “excelente” ou “bom”;
– 49% das empresas usam alguma forma de automação de e-mail;
– 86% dos profissionais preferem usar e-mail quando comunicam para fins comerciais;

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