Uma tarefa tão exigente como o desenvolvimento de software personalizado aos objetivos e necessidades de uma empresa, pode ser desgastante e confusa. Mais ainda se não se possuir o conhecimento técnico ou experiência. Não é necessária uma formação exaustiva em desenvolvimento quando profissionais especializados são contratados e é exatamente para isso que eles lá estão. No entanto, é benéfico ter uma ideia do processo de forma a ajustar as expectativas do projeto e detetar potenciais problemas e sinais de alarme.
Na Ecobite, cada projeto de software personalizado é único para cada cliente, mas o processo de desenvolvimento mantém-se o mesmo. É importante familiarizar-se com as 5 etapas do desenvolvimento de software para sentir-se mais à vontade com o projeto e poder supervisionar as tarefas de forma mais eficiente.
Etapa 1: Análise
Em muitas organizações há a ideia errada de que a fase mais importante do desenvolvimento é o design e código. Apesar da sua importância ser inegável, de nada valem se o software não servir as necessidades da sua empresa.
Queremos que o software seja intuitivo, tenha um design atrativo, não tenha bugs e seja user-friendly. Mas também tem de ser, acima de tudo, uma ferramenta que traga retorno sobre o investimento logo desde o início.
O processo só pode iniciar com a compreensão do modelo de negócio da sua empresa, as suas características, o ambiente tecnológico que o rodeia, os seus desafios e objetivos. Apenas assim se pode garantir que o desenvolvimento de software irá produzir um resultado adequado ao seu negócio.
Etapa 2: Design
Após os requerimentos do software serem devidamente avaliados, de estabelecer os objetivos e escala do projeto chegamos à fase do Design. Serão definidas todas as características do software personalizado, qual será o seu aspeto, quais as bases de dados a utilizar e o seu modelo e qual vai ser a cronologia do trabalho.
É importante ter um plano de comunicação eficiente e tirar partido deste na fase de decisões de design. Tenha também atenção aos que prometem demasiado em pouco tempo (costuma ser um mau sinal).
Etapa 3: Código
Chegados à fase em que a análise, design e planeamento estão feitos é então altura de finalmente começar a criar o código. O desenvolvimento de software é separado em tarefas de forma a permitir revisões e feedback a cada etapa, garantindo que o projeto está bem encaminhado.
Tenha em atenção que é do seu interesse ter ferramentas que lhe permitam seguir o progresso de desenvolvimento.
Etapa 4: Teste
É importante testar o software regularmente durante a fase de código de maneira a detetar cedo quaisquer problemas. Depois chegamos à fase de teste final em que o software é aberto a um grupo de utilizadores maior. O teste por parte de utilizadores é muito útil já que muitas vezes revela aspetos a reparar que por vezes não são óbvios para a equipa de desenvolvimento.
Etapa 5: Implementação
É chegada a fase de implementar o software na sua empresa. Formula-se um plano de implementação e introduz-se o software progressivamente. Primeiro para os seus funcionários, disponibilizando formação, se necessário. Depois é aberto aos utilizadores que desejar como os seus clientes, parceiros, etc.
Uma vez implementado, a nossa equipa estará disponível para providenciar todo o suporte necessário e para acompanhar o progresso do software personalizado de forma a garantir o seu sucesso.
O desenvolvimento de software personalizado é um processo que requer parceria e planeamento. Como cliente, deve estar envolvido em todas as etapas de forma a garantir um resultado final ideal. Estes são os passos a seguir para atingir o sucesso.